quarta-feira, 1 de abril de 2009

A oração eficaz

A oração da confissão
José Elias Croce
Salmos - 51 - 1 : 19
I Introdução e DefiniçõesA confissão é o reconhecimento de um fato acerca de si próprio ou de outro.Assim sendo, ela pode desvendar os pecados pessoais, em um ato decontinuação, como uma afirmação da grandeza e bondade de Deus. Ambossignificados encontram tanto no hebraico como no português.Quando Paulo fala sobre "confessar ao Senhor Jesus "em Romanos 10.9, ele temem mente o reconhecimento de Jesus Cristo como Filho de Deus. Esse texto nãoconstitui referência a "confissão de pecados, sim, a confissão do nome doSenhor".Pelo menos dois vocábulos hebraicos são traduzidos por confissão: "Todah",derivado do segundo "Yada". Ambos permitem os dois sentidos já mencionados,como vemos em (Ed 10.10,11). Tanto "Todah", como "Yada", estão alicerçadossobre o sentido literal de "estender a mão".As mãos podem levantar-se na adoração a Deus. Este é primeiro significado,como também: "contorcer-se em aflição, por causa dos próprios pecados":. Nas111 ocorrências do termo "Yada" no A T, ambos os sentidos de confissãoparecem estar presentes.Esses dois significados de "confissão" são representados no Novo Testamento(Homologia), cujo sentido básico: "representa aquilo que é reconhecido ouconfessado", conf. (Rm 10.9). "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiele justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça".O significado de "confessar" nesse sentido é primariamente, o reconhecimentodo pecado. Um dos elementos essenciais a oração eficaz. É interessantetambém destacar que esse tema ficou impresso nos israelitas através dascerimônias anuais de libertação, quando o sacerdote confessava os pecadoscom suas mãos sobre a cabeça de um bode e o enviava para o deserto.(Lv16.21,22).Um notável exemplo de confissão em oração acha-se no salmo 51.3,4. "Porqueeu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante demim. Contra ti somente pequei e fiz o que a seus olhos é mal, para que sejasjustificado quando falares e puro quando julgares".No Novo Testamento, entre outras referências, podemos citar (1 Jo 1.9),quediz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nosperdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça". O termo"confessarmos", vemos do grego: "homologeo". "Omos", que é a mesma coisa e,"lego", que é traduzido também por: "dizer". Ou seja: "declarar a mesmacoisa a outras pessoas". Admitir a veracidade de uma acusação.Podemos definir "confissão ainda como: "Uma revelação do íntimo aoconfessor". "Uma declaração de culpa". "O reconhecimento de nossa falha epecados e, a confirmação de nosso erro através dos lábios". Ou : "O ato peloqual a pessoa reconhece o seu pecado ou declara sua fé". A confissão é,portanto, para a oração, um ingrediente essencial, pois abre a porta damisericórdia de Deus e libera o seu perdão, cf. (2 Sm 12.13), quando o ReiDavi se expressou da seguinte maneira: "...Pequei contra o Senhor. E disseNatã a Davi: Também o Senhor traspassou o teu pecado; não morrerás". Asorações nos salmos incorporam ocorrências significativas de confissões. Veja(Sl 32.5).1. Tipos de confissões:1.1 Confissão de pecados;1.2 Confissão denominacional;1.3 Confissão religiosa;1.4 Confissão criminal;1.5 Confissão católica. Conhecida como confissão auricular a um sacerdote, oqual, com base em sua suposta autoridade como intercessor, pode absorveraqueles que lhes confessam pecados.1.6 Confissão íntima, (Sl 32.6)1.7 Para com o próximo, no propósito de reconciliação e corrigir os danospraticados(Tg 5.16);1.8 Confissões de amor e de fé inteiramente à parte do problema de pecado,quando o crente confessa a Jesus como Senhor, confirmando sua lealdade a ele,(Rm 10.9).1.9 Confissão pública na Igreja. Algumas Igrejas adotam esse costume combase em (Tg 5.16).II A confissão de nosso erro nunca vem facilmente. É muito comum as pessoasse esconderem atrás de desculpas não convincentes, nem para eles mesmos.1. Os crentes que desfrutam da presença de Deus, não negam nem suavizam seuspecados; eles os confessam a Deus em oração. Talvez a confissão é o tipo deoração mais difícil de se fazer, pois exige humildade diante de Deus.2. O Salmo 51,registra a oração de confissão do Rei Davi. O Salmo foiescrito depois de haver cometido o adultério com Bate-Saba e, Ter planejadoo homicídio do marido dela. Repreendido pelo Profeta Natã, arrependeu-se econfessou o seu pecado cf. (2 Sm 12.1-12). É importante observar que o salmofoi escrito por um crente que voluntariamente pecou contra Deus e de modotão grave, que foi privado da comunhão e da presença de Deus, cf. Sl 51.11).III Passos da Confissão:1. O sentimento de culpa: Acompanhado pelo afastamento de Deus, tristeza efalta de vitória. Neste estágio temos: Culpa, condenação e ausência de paz.2. Arrependimento: O sentimento de culpa de um servo de Deus, leva aoarrependimento: "Tem misericórdia de mim ó Deus" (V.1).2.1 O arrependimento da confissão não esconde o pecado e nem ficaamedrontado em confessá-lo; tanto é, que Davi deixou escrito para que todospudessem conhecê-lo.2.2 O arrependimento da confissão é para obtenção de perdão, purificaçãode pecado e restauração diante de Deus.2.3 A confissão do Rei, baseia-se na graça , misericórdia , benignidade ecompaixão de Deus cf. v.1.3. Humildade:3.1 É a humildade que abre o coração para Deus (v.3)."Conheço as minhastransgressões".3.2 Não é uma humildade hipócrita. Há uma descrição insistente dos erroscometidos diante de Deus(v.4). "Contra ti somente pequei". (v.5). "Fuiformado em iniqüidade".3.3 Há uma declaração consciente de todos defeitos e erros cometidos.3.4 O Rei Davi reconhece que desde sua infância possui uma propensão naturalpara o pecado (v.5). "Fui formado em iniqüidade". Em outras palavras, elereconhece que sua própria natureza é pecaminosa. Toda pessoa, desde onascimento, tem uma propensão egoísta para satisfazer seus próprios desejos,fazendo o que lhe apraz, mesmo que isso prejudique e cause sofrimentos aopróximo.(Rm 5.12). Nessa confissão do Rei não há revolta, não há acusação,não há ódio, mas uma busca incessante daquilo que é mais importante: A pazcom Deus. É Praticamente impossível fazer uma oração de confissão semhumildade.4. Desejo de santificação:4.1 "Purifica-me com hissopo..." (v.7).4.2 "Lava-me e ficarei mais alvo".4.3 "Cria em mim ó Deus um espírito reto"(v.10).5. Desejo de renovação:5.1 "Renova-me"(v.10).5.2 "Não retires de mim o teu Espírito Santo".(v.11)5.3 Há uma valorização da presença do Espírito de Deus em sua vida.5.4 Há um clamor pelo retorno da alegria da salvação. O pecado haviaproduzido desânimo, desmotivação para fazer a obra de Deus. Quando alguémestá em pecado essa desmotivação é comum.6. Desejo de Louvar a Deus (v.15)." Abre os meus lábios e a minha bocaentoará o teu louvor".7. Quebrantamento de coração:"Os sacrifícios para Deus são um espírito quebrantado. A um coraçãoquebrantado e contrito, não desprezarás oh Deus..." - Na oração de confissãoacontece uma série de compromissos com Deus e ao mesmo tempo, ocorre muitosmilagres no interior de quem se abre para Deus.Portanto não nos esqueçamos de que esses passos são fundamentais para umaconfissão eficaz:1. Sentimento de culpa;2. Arrependimento3. Humildade;4. Desejo de santificação;5. Desejo de renovação;6. Desejo de louvor;7. Um coração quebrantado.Conclusão:Desde os antigos tempos que o Senhor nos diz: "Rasgai os vossos corações enão as vossas vestes" (Jl 2.13). A falta de confissão tira a nossa visão."Aquele que encobre suas transgressões nunca prosperará, aquele que confessae deixa, alcança misericórdia" (Pv 28.13).A confissão é um bálsamo para nossa alma. A cura definitiva que esmagava onosso íntimo.Esdras orava e fazia confissão (Ed 10.1);Incentivava à confissão (Ed 10.11);Paulo estimula a confissão: "Se com tua boca confessares..."Outros textos: ( Hb 4.14; 1 Jo 1.9; Lc 18.9-14; Dn 9.1-19) etc.Se perceberes algum dia que pecou, confesse imediatamente. Nada é tãourgente o quanto acerta a vida com Deus e reatar a paz interior. Dissodepende o nosso progresso espiritual.
Mais Sermões no livro de Salmos
A vida nas mãos de Deus
A oração de um pecador arrependido
Mensagem sobre a Oração - 15
Centro do meu tempo
A oração da confissão
Mais Acessados
Moldado para servir a Deus
Fechando os Muros
O que estou fazendo neste mundo, afinal?
Por suas pisaduras fomos sarados
Conhecendo Deus através do sofrimento


http://www.sermao.com.br/sermao.asp?id=326


Nenhum comentário:

Postar um comentário